Bullying e suas conseguências
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
166306516446500
O BULLYING e suas consequÊncias lilian souza de oliveira
Rio de Janeiro
2012
Introdução
Durante muitos anos, a sociedade luta pelo direito a igualdade. Concepções construídas historicamente formaram uma sociedade excludente, baseada numa visão hegemônica e centralizadora. Com a abertura democrática e as lutas dos movimentos sociais pelos direitos das mulheres, idosos, crianças, índios, negros, homossexuais e etc. O diferente ganhou visibilidade, e passou a reivindicar seus direitos e espaço na sociedade.
Começa assim a tensão entre igualdade e diferença, em um novo contexto cultural, social e econômico chamado pós-modernidade. É nessa inter-relação surgem os conflitos que geram violências. As formas de violência estão baseadas em vários fatores como, discriminação racial, de gênero, de poder sobre minorias ou indivíduos e grupos religiosos, etnocêntricos, de uma cultura sobre a outra e etc. A violência no espaço escolar tem se revelado de diversas maneiras.
Segundo Candau “declara que ela pode acontecer por meios físicos, morais e psicológicos. A seu ver a violência é a negação do outro indivíduo. O desrespeito é uma relação conflitual que pode acontecer em qualquer local a qualquer hora que se tornou um problema cultural, e tem a ver com a globalização e a violência no resto do mundo”.
Entre estas, o bullying tem se revelado como um tipo de violência que envolve atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que se manifestam sem motivação evidente partindo de um ou mais estudantes contra outro, acarretando graves consequências emocionais e física por parte de quem recebe.
Segundo ABRAMOVAY at al “A despeito das dificuldades em algumas relações estabelecidas entre os vários atores sociais envolvidos, a escola surge como espaço de socializa para os jovens”. É o lugar onde ocorrem aprendizagens significativas, já que o modo e vida dos