C10 06 1
Gizele Maria da Silva
Viviane Batista da Silva
Orientadora: Profª Geovana Santos
Resumo: O presente artigo tem a finalidade de abordar um assunto da contemporaneidade. Refere-se a um trabalho de pesquisa em uma escola pública, com o objetivo de contribuir com a direção, professores e alunos, haja vista que se faz necessário a conscientização da escola como também da família e sociedade em geral. A escola deve levar para a sala de aula um tema que tantos problemas e sofrimentos tem causado, embora ainda não esteja devidamente preparada para execução de ações com essa finalidade. Porém, acreditamos que já existe um comprometimento por parte de alguns educadores e queremos contribuir para o combate desse fenômeno o bullying. A metodologia desse trabalho foi baseada em um pesquisa-ação, ou seja, ao mesmo tempo em que se coletavam os dados eram realizadas intervenções sobre a problemática. A partir dos resultados percebe-se que os objetivos foram alcançados.
Palavras –chave: Bullying, escola e família.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo pretende contribuir no sentido de conscientizar e instigar a reflexão por parte dos professores de escolas públicas e privadas, em relação aos atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupos de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro incapaz de se defender. A esse tipo de comportamento a teoria contemporânea vem denominando de bullying.
A problemática da nossa pesquisa é como conscientizar os professores para que estes sejam capazes de conhecer, refletir e desenvolver mecanismos capazes de enfrentar o problema do bullying no âmbito escolar. A hipótese é que, através de entrevistas elaboradas com perguntas reflexivas sobre bullying, além de um debate é possível criar alternativas para minimizar o problema existente. 85
COM TEXTO, Ano VIII, no 1
Este trabalho de pesquisa pretende provocar junto aos professores uma conscientização de que o bullying