A Moderna gestão de pessoas e o filme Tempos modernos
O assunto demostra como era a mão de obra no inicio do século XX e como isto é visto nos dias de hoje.
O filme “Tempos modernos” mostra a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, após uma crise que atingiu toda a sociedade norte-americana onde levou uma grande população ao desemprego e a fome.
O personagem do filme (Carlitos) consegue um emprego numa grande indústria onde se torna líder de produção em uma linha de montagens.
O periodo de industrialização clássica conhecida a época da Revolução industrial na era da organização, está fortemente relacionada com fatos que são mostrado neste filme e que deixa mais claro é a forma que o trabalhadores são tratados pela burguesia(chefes das fabricas) funcionarios são apenas mais uma pilha de recursos que geram lucro, nada além disso. O fato dos trabalhadores serem tratados como recursos é uma das marcas primordiais da Industrialização Clássica, outo ocorrido daquela época que chama a atenção, são as longas cargos horárias de trabalho em que os operarios são submetidos alguns, têm de comer em cinco minuto ou menos .
O filme evidencia a teoria de Taylor e demostra a clareza e importância na produção em escala. Foca na sociedade industrial o sistema de linha de montagem e criticando o operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente ja que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital o operario era submetido a uma linha de produção rotineira, sem muitas qualificações, sem importancia ao riscos nos processos e sem qualidade de vida cada vez mais aumento da linha de produção visando apenas o lucro.
Com o passar dos anos as organizações perceberam a importancia de enxergar a empresa como um todo e principalmente a valorização e inveistimentos interno
Mudanças começaram deste a época do filme onde a maquina a vapor executa um serviço que antes era realizado por muitas pessoas e hoje é diferente a maquina é muito importante e