abordagem tradicional
Processos de ensino
Capitulo 1 – Abordagem Tradicional
Autor: Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Editora: E.P.U.
São Paulo- 1986
Para Snyders (1974)
O homem é considerado um objeto pronto, acabado enquanto a criança e um adulto em miniatura que precisa ser atualizado.
O professor passa o que é ordenado por terceiros
Para Savani (1980)
O papel do professor é de que ele é responsável por passar o conhecimento independente do interesse do aluno. E que por si só o aluno não manifestaria, e sem o qual as suas chances em sociedade seriam reduzidas
Homem
Nessa abordagem o ser humano só será considerado como parte do mundo a partir de informações que serão recebidas pacificamente e que as poderá repetir para quem não as possui, e só assim poderá ser eficiente em sua profissão. O homem é visto como tabula rasa. A ênfase é dada pelo externo.
Mundo
A realidade será transmitida através do processo educacional, e também pela família, igreja, grupos. Como o individuo obterá uma compreensão do mundo externo.
Sociedade e cultura
São varias as sociedades que utilizam esse tipo de ensino e esta relacionado a valores da sociedade. A reprovação é necessária quando não houve absorção do mínimo cultural, utilizando as provas para a confirmação de tal. E o diploma é como se fosse o símbolo do saber e desempenhará o papel mediador entre aluno e suas funções sociais.
Para Paulo Freire (1975) esse tipo de sociedade mantém um sistema de ensino baseada em educação bancaria, ou seja, se caracteriza por “depositar” no aluno as informações em uma visão individualista não possibilitando trabalhos de cooperação.
Conhecimento
Acredita-se que a inteligência seja uma faculdade para armazenamento de informações, para que chegue o mais próximo desejado. É utilizado mais frequentemente o método de decoração.
Educação
Durkheim – defende a posição de que a educação é um processo amplo e durante a aprendizagem ele se confronta com