abordagem tradicional
1.2 HOMEM Para os tradicionalistas o homem é apenas um receptor de informações, uma espécie de tabula rasa, uma página em branco, que ao longo do tempo são gravadas informações providas do meio externo.
1.3 MUNDO Como o mundo é algo externo ao indivíduo, ele também transmite processos de educação através da realidade. Com esse conhecimento, o indivíduo compreende melhor o meio em que vive e dessa forma contribui para o domínio do mundo.
1.4 SOCIEDADE-CULTURA Uma das intenções do ensino é atribuir valores culturais da sociedade na qual o ser está inserido, transferindo as experiências das gerações adultas para as gerações futuras, como também para a sociedade. “A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa não foi atingido, e as provas e exames são necessários para a constatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido pelo aluno.” Esse tipo de sociedade alimenta um sistema de ensino baseado na educação bancária, de Paulo Freire. Ou seja, uma educação que se caracteriza em depositar as informações no aluno.
1.5 CONHECIMENTO
‘A inteligência é uma faculdade capaz de acumular informações. ’ O ser humano precisa incorporar as informações sobre o mundo e guardá-las, para posteriormente transferi-las. Dispõe-se em conservar as definições, os resumos que lhe são apresentados no processo educativo, oferecendo aos alunos, somente os resultados finais dos processos,