ABORDAGEM TRADICIONAL
Palavras-Chave: Tradicional – Ensino-Aprendizagem – Professor – Ambiente – Tabula Rasa – Aluno = Receptor Passivo – Transmissão – Método
Abordagem tradicional – processo de ensino que não se fundamenta implícita ou explicitamente em teorias validadas, mas na sua pratica educativa e transmissão através dos anos.
Ë caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor onde o aluno apenas escuta as prescrições que lhes são fornecidas por autoridades exteriores.
Professor – emissor
Aluno – receptor
Homem pronto e acabado, aluno adulto em minhatura
Homem – receptor so recebem informações sem direito de se manifestar, uma espécie de Tabula rosa, o homem e influenciado pela força existente no meio ambiente.
Homem só era um robô, cheios de informações, mas que não poderia opinar em nada.
Mundo- para ESKINNER é o fenômeno objetivo: o mundo já é contruido, e o homem é produto do meio, manipulado. Igreja, família educação formal.
Sociedade-Cultura: Os tipos de sociedade e de cultura podem ser os mais variados na utilização deste tipo de ensino. O objetivo de ensino geralmente está relacionado aos valores culturais da sociedade na qual está inserido. Sendo que os programas educacionais exprimem o nível cultural os quais se deve adquirir nas trajetórias da educação formal.
Cultura totalmente rígida- nascia pobre e seria ate sua morte Abordagem tradicional possui uma visão individualista do processo de educação, não propiciando ao indivíduo liberdade criação.
Conhecimento – experiência básica a base do conhecimento.
Empirista – o conhecimento e o resultado direto da experiência
Para Eskinner não pede método hipotético-dedutivo. O conhecimento é estruturado indutivamente, via experiência.
Educação: A abordagem tradicional é caracterizada pela concepção de educação como um produto, já que os modelos a serem alcançados são pré-estabelecidos. Trata-se, da transmissão de idéias selecionadas e organizadas logicamente.
Escola- moldado a partir