Abordagem tradicional
A Abordagem Tradicional trata-se de uma prática que sempre foi usada pelos professores, que perdura até nos dias de hoje, mesmo rigorosa, mais ainda sim. Jean Piaget vem pra nos mostrar como era relacionado o homem, o mundo, sociedade-cultura, a escola, entre outros com a abordagem tradicional. Caracteriza-se como rígida, onde somente o professor fala e os alunos escutam, o professor é uma espécie de “general” na abordagem tradicional. Foram padrões respeitados, porém descriminados, exemplo disso que os professores não aceitavam as crianças escreverem com a mão esquerda, muitas até mesmo cresciam com traumas vindos da própria escola, isso os reprimiam e não os formavam em cidadãos críticos. Toda relação é com o governo, que sempre controlou o ensino, ele decide o que aplicar aos alunos, assim o professor fica “de pés e mãos atados” para lecionar o que é correto.
Jean Piaget foi um dos mais importantes psicólogos do século XX. Estudava a origem e a justificativa do conhecimento e o desenvolvimento da inteligência humana, numa concepção construtivista.
Para Jean Piaget “o papel da escola é ajudar o desenvolvimento intelectual do aluno, e o professor deve ser um facilitador, buscar condições para que o aluno aprenda, socialize-se com o meio físico, cognitivo, afetivo, tornando-se um indivíduo independente, autônomo, um organismo que ao agir sobre o meio e modificá-lo, modifica a si mesmo”. “Sabemos que a prática da educação é uma arte, uma tecnologia difícil de sair do papel como se deve e os erros e desencontros foram inevitáveis.”
Jean tenta que todos sigam suas ideias, ele acredita nos trabalhos em grupos para que as crianças aprendam a compartilhar ideias, avançando no conhecimento, entre outros.
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”
Jean Piaget