Abordagem teórico-prática da função álcool, no ensino médio de uma escola pública.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Fernanda Fernandes Lisboa Coelho
Filipe Oliveira Barros.
Flaviana Oliveira Silva
Juliana Ferreira Fernandes
Manoel Rocha Lourenço
ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DA FUNÇÃO ÁLCOOL, NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA.
SANTOS
2012
Introdução
A disciplina de química é parte integrante do currículo do ensino fundamental e médio, e ensinar essa disciplina não é uma tarefa fácil, não pela disciplina em si, mas pela abstração de seus conteúdos. Para uma aprendizagem significativa o aluno deve ser parte de seu conhecimento, enquanto ele for um mero ouvinte o aprendizado não acontecerá. A abordagem contextualizada facilita o entendimento do conteúdo apresentado, pois desta forma o aluno consegue associar o que conhece, com o novo conhecimento oferecido em sala. Em uma aprendizagem significativa o assunto deve ser importante para o aluno, por tanto a escolha da função orgânica álcool parece ser uma opção ligada so cotidiano dos alunos.
No estudo das propriedades do álcool é importante que o estudante possa ter um aprendizado sólido e bem fundamentado e com a utilização de uma prática experimental observaremos que o estudo das funções químicas quando abordados de uma forma diferente, atrai o aluno para a aula, tornando a aprendizagem mais significativa e o ensino mais eficaz.
Para Moreia:
Na química podemos distinguir duas atividades, a prática e a teoria. A prática ocorre no manuseio e transformação de substâncias em laboratório e nas industrias, quando então se trabalha em nível macroscópico. A atividade teórica se verifica quando se procura explicar a matéria em níveis microscópicos. Não havendo uma articulação entre esses dois tipos de atividade, os conteúdos não serão muito relevantes a formação do individuo, ou contribuirão muito pouco