Abandono afetivo
" Em Los Angeles ninguém te toca. Estamos sempre atrás do metal e do vidro. Acho que sentimos tanta falta desse toque, que batemos uns nos outros só para sentir alguma coisa. " (Frase de Crash).
Professora:Clarissa Marques
Aluna:Rosa Maria da Silva Filha
Este filme traça um panorama de diversos temas sociais na sociedade norte americana pós 11 de setembro. São várias histórias que se inter-relacionam no decorrer da trama mostrando como as diferentes classes sociais de Los Angeles vivenciam diferentes problemas cotidianos relacionados ao racismo,xenofobia, marginalização e discriminação contra minorias étnicas,à escravização do trabalho imigrante em plena sociedade capitalista avançada.
De certo o que fica mais evidenciado na trama são os conflitos causados pelo preconceito. Entretanto,numa observação mais acurada o que se pode perceber é que a tônica central destes conflitos é notadamente a intolerância social que é percebida em forma de preconceito que por sua vez traz como conseqüência a discriminação,exclusão e violência social.
Bobbio refere a vários níveis de comportamento de intolerância.O primeiro degrau seria o ato de ridicularizar o que nos parece diferente.Bem retratado nesta passagem do filme : Para Graham, no diálogo com Ria, alguém nascido em Porto Rico ou El Salvador é da mesma forma, um “mexicano”.
No segundo degrau teremos a ideia de afastamento ou distanciamento do desconhecido.Em Chash é mostrado um comportamento muito usual em nosso cotidiano quando muitas pessoas mudam a calçada quando avistam um mendigo ou uma pessoa negra mal vestida vindo em suas direção. O próximo degrau é o da discriminação propriamente dita como define Bobbio: “não reconhecimento aos outros dos mesmos direitos (BOBBIO, 2002, p.125)”.Assim fica bem evidenciado na cena : Após o assalto de seu carro,o promotor do Distrito Rick contrata os serviços de Daniel Ruiz de origem mexicana para trocar as