Atps 1ª e 2ª etapas
Introdução a Economia e Custos de Produção
INTRODUÇÃO:
Com a constante preocupação com o meio ambiente, cada vez mais os assuntos como economia, qualidade de energia, equipamentos eficientes estão em evidência no cenário mundial.
Atualmente, todos estão em busca da sustentabilidade, o tema está em diversas revistas, em diversos segmentos e deixou de ser um diferencial apenas das grandes empresas. Hoje a população está mais preocupada com a procedência do bem ou serviço que está adquirindo e qual o impacto ambiental dele.
O Brasil como um país em desenvolvimento ainda está se adequando no quesito políticas ambientais. Trataremos nesse trabalho, uma das formas de consumo sustentável de energia elétrica, que são as lâmpadas eletrônicas, ou lâmpadas fluorescentes, já que o uso racional da energia representa uma das maneiras de promover o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico das populações e o meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO 1. Aula tema: Introdução a Economia
2.1 Produto:
Desde a invenção da incandescente em 1879, as lâmpadas fluorescentes representam um marco na história da iluminação e vem contribuindo para mudar o comportamento do consumidor. A ausência de uma legislação específica fez com que o mercado fosse invadido por produtos de péssima qualidade, surgindo um preconceito contra a lâmpada em função da concorrência com aquelas sem qualidade, vida curta e ausência de garantia. Mas o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) entrou na jogada exigindo a garantia mínima de 1 ano das lâmpadas e em dezembro passado lançou a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), obrigando todos os produtos do gênero a exibirem um selo que ateste o cumprimento das exigências do órgão quanto a seu desempenho. 2.2 Demanda:
A demanda por lâmpadas fluorescentes cresceu muito desde a crise energética e do apagão em 1999. De acordo com a Associação Brasileira de Importadores de