6 exercicio de revis o M
2. Logo que entra na célula a glicose é fosforilada a glicose 6P pela enzima hexoquinase (ou glicoquinase encontrada no fígado). Em seguida, a glicose 6P pode seguir as seguintes vias metabólicas: A) Ciclo de Krebs, beta-oxidação e via das pentoses. B) Via das pentoses, glicólise e ciclo de Krebs. C) Via das pentoses, glicólise e síntese de glicogênio. D) Síntese de glicogênio, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa.
4. A via das pentoses é uma via alternativa de oxidação das hexoses. A(s) principal(is) função(ões) dessa via é(são): A) Fornecer glicose 6P e ATP para glicólise. B) Produzir ATP para ser utilizado no início da glicólise. C) Oxidar NADPH+H+. D) Fornecer o NADPH+ H+ como função redutora (fonte de elétrons) e ribose-5-P, o açúcar constituinte dos ácidos nucléicos.
5. Durante um período de hiperglicemia ocorre: A) Aumento da secreção de glucagon, diminuição da glicogênese hepática e aumento da utilização da glicose periférica, com o objetivo de reduzir o nível da glicose sanguínea. B) Aumento da secreção de insulina, aumento da glicogênese hepática e da utilização periférica da glicose, com o objetivo de reduzir o nível da glicose sangüínea. C) Aumento da secreção de glucagon, aumento da glicogênese hepática e da utilização da glicose pelos órgãos vitais, com o objetivo de reduzir o nível da glicose sanguínea. D) Aumento da secreção de insulina, aumento da glicogênese hepática e diminuição da