Declina O Magn Tica
Declinação magnética é a diferença "em graus" apontado pelo norte magnético terreno e o norte geográfico, determinado pelo eixo de rotação do planeta, que não tem obrigação de coincidir com a atração magnética.
Como convenção ficou decidido que, comparando o desvio com os pontos cardeais o ângulo formado para à direita do norte (leste) seria positivo ou para a esquerda (oeste) negativo ; que existe em função do magnetismo terrestre, criado ou surgido pelo electromagnetismo terrestre gerado pelo atrito do movimento de rotação terrestre; e cujos pólos nem sempre coincidem com os polos geográficos.
Pensa-se que tenham sido os Vikings ou os portugueses a descobrir este fenómeno na famosa Escola de Sagres, há também quem defenda que tenha sido Cristóvão Colombo, contudo foram os chineses os primeiros a perceber a utilidade da agulha magnética durante os nevoeiros e que embora não houvesse a necessidade de apontar para o norte verdadeiro, o rumo da agulha era usado para evitar navegar em circulo e desse modo atravessar os nevoeiros. Já naquela época percebido o desvio que era então referido como nordestearou noroestear, consoante o desvio ocorresse para leste ou para oeste.
Índice
[esconder]
1 Valores
2 Encontrando a declinação magnética
3 Ver também
4 Ligações externas
§Valores[editar | editar código-fonte]
Curvas isogônicas (de mesma declinação magnética ref.leste) da Terra no ano 2000. Observam-se grandes declinações, até +/- 40º nas proximidades dos dois polos magnéticos. Observar as linhas onde a declinação é Oº, onde a bússola indica o norte geográfico
A declinação magnética de um local é a medida do ângulo formado entre a direção do norte magnético, apontado pela agulha de uma bússola, com relação à direção do norte verdadeiro (geográfico).
Uma declinação positiva ou leste significa que o norte magnético está desviado do norte