Resumo Fus o e Aquisicoes
5 questões
Joint ventures Aliança Estratégica
Cap. 4 Livro
Até slide 41
Fontes da sinergia
A possibilidade de ágio e deságio e fundamentação
RESUMO:
Alianças Estratégicas:
- Acordos de cooperação: Uma forma de colaboração, sem que haja nenhuma nova entidade legal/CNPJ. Pode ser acordos contratuais ou não-contratuais.
- Acordos de licenciamento: Permite a aquisição do direito ao uso de um ativo, por tempo definido, oferecendo rápido acesso a novos produtos, tecnologias ou inovações.
- Joint ventures: Uma forma de colaboração entre duas ou mais empresas, criando uma nova entidade legal, independente dos parceiros e controlada por eles. Ex.: Isen –Cosan/Shell.
- Consórcios: Formação de parceiros, resguardando as condições de controle acionário. Em geral, são mais fortes que alianças, que as empresas de uma mesma indústria usariam para conduzir pesquisas ou tomar ações no formato da indústria.
Modalidades Básica de M&A
Em geral as motivações são movidas por razões estratégicas, que vão desde a redução de custos, a complementação de negócios. Ver origens da Sinergia.
Horizontal: Empresas pertencentes ao mesmo setor. As principais motivações são a eliminação da concorrência, o aumento do market share e o aumento do grau de concentração da indústria.
Vertical: Empresas situadas em níveis diferentes da cadeia produtiva. Principais motivações: controle sobre fornecedores/distribuidores, garantia de suprimentos ou garantia de demanda.
Conglomerado: Não relação entre as empresas. Motivação: diminuição dos riscos do negócio/diversificação.
Motivos de fracassos: Culturas empresariais diferentes, Falta de aplicação das áreas da empresa com sinergia e Deterioração do relacionamento com fornecedores, colaboradores e clientes.
Táticas defensivas: Estatutos da empresa, Fechamento de Capital e LBOs (Leveraged Buyouts), Paraquedas de ouro (recompensa administradores), Joias da coroa (venda de ativos importantes), Pílula envenenada (diluição capital social/controle da