3'Es
Estabilidade
Eficiência
Indíce
Índice de conteúdosIntrodução2
Equidade3
Estabilidade3
Eficiência4
Relacionamento entre Equidade, Estabilidade e Eficiência5
Bibliografia6
IntroduçãoHoje em dia existe uma enorme preocupação à volta destes 3 itens: equidade, estabilidade, eficiência. Neste trabalho vamos explicar o que significam, porque são importantes no desenvolvimento da economia e o impacto social que advém da sua existência. É importante promovê-las, percebendo primeiro a causa pela qual elas não se verificam em determinada altura, combatendo essas situações. Vamos demonstrar como elas estão relacionadas, e como podem elas contribuir para um melhoramento da nossa qualidade de vida.
EquidadePromove a justiça social entre os cidadãos. Em palavras simples, o objectivo é tratar os cidadãos de maneira igual, fazendo com que estes tenham os mesmo direitos.
Contudo é comum existirem muitas desigualdades. É função do Estado combater estas desigualdades, através de uma redistribuição dos rendimentos: Criando subsídios; Criando Abonos para os mais necessitados; Criando Impostos que ajudem a essa redistribuição; Produção de bens públicos.
Este é um ponto bastante delicado, uma vez que trata de promover de forma imparcial uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.
EstabilidadeEstá associada a redução das flutuações nos ciclos económicos, sendo o objectivo do Estado manter a situação da economia o mais próximo possível da linha da fronteira de possibilidades de produção (PIB potêncial).
Caso ocorra uma flutação, o Estado deve intervir, tendo como opções:
Economia em recessão (políticas expansionistas): Incentivar o consumo; Incentivar o investimento; Aumentar a moeda em circulação (Política orçamental).
Boom económico (Políticas contraccionistas): Reduzir o consumo; Reduzir o investimento; Diminuir a oferta de moeda.
EficiênciaUtilização do minimo de recursos na produção de um bem de modo a obter o