Hidrogênio-obtenção e propriedades
2°QUÍMICA-A1 GRUPO A
HIDROGÊNIO-OBTENÇÃO E PROPRIEDADES
PROFESSOR:
JOSÉ RODRIGUES DIAS
RIO DE JANEIRO
13 DE MARÇO DE 2013
INTRODUÇÃO TEÓRICA
HIDROGENIO
O hidrogênio é o primeiro elemento da Tabela Periódica e apresenta características únicas. O hidrogênio é bastante reativo. Por exemplo: ele queima no ar formando água, em uma reação com o oxigênio e libera grande quantidade de energia. Ele contém três isótopos, sendo eles: Protio, Deutério e Trítio.
A estrutura do átomo de hidrogênio é parecida de certo modo a dos metais alcalinos e também a dos halogênios. Em muitas reações os halogênios adquirem um elétron formando íons negativos. Não é comum do hidrogênio formar íon negativo, mesmo que ele forme hidretos iônicos M+ H- (por exemplo LiH e CaH2) com alguns poucos elementos eletropositivos.
Em alguns aspectos, a estrutura do hidrogênio é semelhante a dos elementos do Grupo IV, já que eles apresentam um nível eletrônico externo semipreenchido. Mas, é melhor considerarmos o hidrogênio como um elemento à parte.
HIDROGENIO MOLECULAR
Distinguem-se dois tipos de hidrogênio molecular, em função do sentido de rotação de seu núcleo ou spin nuclear. Estas variedades são o para-hidrogênio, menos energético e com diferentes sentidos de rotação dos núcleos dos átomos, e o orto-hidrogênio, de maior energia e com giros análogos. Em temperatura ambiente, a proporção normal é de três partes do segundo para uma do primeiro.
O hidrogênio atômico não se encontra livre na natureza, mas sim combinado em grande número de compostos. É um elemento de grande instabilidade e, conseqüentemente, muito reativo, que tende a ajustar seu estado eletrônico de diversas formas. Quando perde um elétron, constitui um cátion H+, que é na realidade um próton. Em outros casos se produz por meio do