Os maias (guia)
Guia:
Significado da Obra * Retrata a sociedade e a mentalidade da época (realismo); * É uma metáfora para o percurso da “Geração de 70”, “os vencidos da vida”: começa com grandes ambições, ilusões e fantasias, e acaba na desilusão e no desencanto.
Atualidade da Obra * A sociedade descrita e retratada por Eça está, ainda hoje, “à solta”. A sua atualidade reside também na linguagem utilizada no estilo literário de Eça de Queirós. A linguagem é de tal maneira soberba que nunca há de sair de moda, mesmo que os tipos sociais tratados em Os Maias desapareçam.
As Gerações em ‘’Os Maias’’ * 1ª Geração – (Caetano – decadência do absolutismo) | Afonso da Maia/Mª Eduarda Runa – lutas liberais * 2ª Geração – Pedro da Maia/Mª Monforte – crises do liberalismo – ROMANTISMO * 3ª Geração – Carlos da Maia/Mª Eduarda – decadência do liberalismo (Portugal da Regeneração)
Os Temas * Educação: Pedro (Eusebiozinho) ≠ Carlos * Literatura: Romantismo (ultrarromantismo) (Alencar) ≠ Realismo (naturalismo) (Ega - apesar de tudo, é romântico pela maneira de vive). * Os Espaços * Espaço Físico:
Geográfico – Lisboa (O centro de tudo), Coimbra (Os estudos de Carlos), Sintra (O lazer e o ócio), Sta. Olávia (Meio rural)
Micro-cenários interiores – Para acentuar determinados defeitos das personagens e acentuar a sua caracterização - Casa de Dâmaso, casa de Ega, reprografia da "Corneta do Diabo“ * Espaço Social
Personagens – Tipo – Eusebiozinho (Educação retrógrada portuguesa) – Gouvarinho (ignorância dos políticos), Dâmaso (a baixeza moral) Representação de Ambientes – Hotel Central, corrida de cavalos, sarau no Teatro da Trindade, os passeios na rua, O grémio, a casa Havanesa - tudo para demonstrar os comportamentos da alta sociedade e também de outras classes.
Afeição Trágica de Os Maias * O tema do incesto * A presença do destino/fatalismo * Os