Obten O E Reatividade Do Hidrog Nio
Adnilson de Souza
Crislaine da Hora Fontes
Capivari
2015
ADNILSON DE SOUZA
CRISLAINE DA HORA FONTES
Obtenção e reatividade do hidrogênio
Relatório de aula prática apresentado ao Instituto Federal de São Paulo, Campus Capivari, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina Química inorgânica.
Docente: Prof. Andre Luis Della Volp
Capivari
2015
SUMÁRIO
1 OBJETIVO 4
2 INTRODUÇÃO 5
4.1 Obtenção de hidrogênio em meio ácido 7
4.1.1 Acido clorídrico e Zinco 7
4.2 Obtenção de hidrogênio em meio básico. 8
4.3 Obtenção de hidrogênio através de eletrólise. 8
5 CONCLUSÃO 9
6 REFERÊNCIAS 10
1 OBJETIVO
O objetivo apresentado em laboratório do IFSP campus Capivari, foi obter gás hidrogênio em laboratório e comparar a reatividade do hidrogênio atômico com o molecular.
2 INTRODUÇÃO
O hidrogênio é o primeiro elemento da Tabela Periódica. Embora seja encontrado no Grupo 1 da tabela, possui propriedades distintas dos elementos desse grupo e não se enquadra completamente em nenhum grupo de elementos. No estado elementar, existe como um gás (H2), raro na natureza terrestre, obtido em laboratório. No laboratório, o hidrogênio pode ser obtido por vários métodos como, por exemplo, a reação de ácidos diluídos com certos metais ou a reação do alumínio com solução aquosa de hidróxido de sódio.
Além de ser um bom agente redutor o gás hidrogênio é um importante combustível. Quando aquecido, ele forma com o oxigênio uma mistura explosiva, ou seja, queima rapidamente ao ar ou em oxigênio, formando água e liberando grande quantidade de calor. A seguir tem-se a equação que representa esta reação:
H2(g) + 1/2 O2(g) → H2O(ℓ)
H = -285,83 kJ/mol
S = -0,163 kJ/mol
Em escala industrial, o hidrogênio é obtido principalmente de gás natural. O principal sistema é a reforma a vapor de metano.
CH4(g) + H2O(g) → CO(g) + H2(g) Hº298K = 206 KJ/mol
Outro método muito