hidrogenio- obtenção e propriedades
Obtenção e Propriedades
Disciplina: Química Tecnológica
Curso/Período: Engenharia Civil / 2º Período Matutino
Professora: Beatriz R. Freitas
Guilherme Couto Andressa Bressan Koehler Sarah
Roberto Luiz
Mineiros, 13 de novembro de 2013
TÍTULO
Aula Prática 2
HIDROGÊNIO
Obtenção e Propriedades
INTRODUÇÃO
O reconhecimento do hidrogênio como um elemento químico ocorreu em 1766 por Henry Cavendish.
O hidrogênio é um gás incolor, inodoro, inflamável e atóxico sob temperatura e pressão atmosférica.
É o mais simples elemento do universo, pois em seu estado fundamental, possui apenas um elétron no seu ultimo nível de energia, mas possui propriedades químicas muito variadas, devido a seu único elétron, sob certas circunstâncias, poder se ligar a mais do que um átomo simultaneamente.
Também é o mais comum, encontrado em abundância nas estrelas e nos planetas gigantes gasosos, mas na atmosfera terrestre é encontrado numa quantidade pequena por ser muito leve e pesar 15 vezes menos que o ar, visto que a molécula de hidrogênio ao ser liberada, sobe rapidamente aos níveis mais altos da atmosfera e gradualmente se perde pelo espaço.
Na tabela periódica o hidrogênio é um elemento atípico e não se enquadra em nenhuma das famílias da tabela. É um agente redutor muito ativo, utilizado para reduzir compostos, pela remoção do oxigênio. Na escala de eletronegatividade apresenta valor 2,1 e comporta-se como um semi-metal.
O hidrogênio pode ser obtido por diversos métodos. Na sua obtenção, pode apresentar odor desagradável por causa de impurezas liberadas.
Nos laboratórios, o hidrogênio é obtido por ação dos metais sobre a água, soluções diluídas de ácidos e soluções de álcalis. Industrialmente é obtido pelo processo da eletrólise da água ou reação de vapor de hidrocarbonetos. De todas, a mais comum é a reação do vapor de hidrocarbonetos. Para a obtenção do