1º Periodo AC 131
Henry James
a volta do parafuso
Adaptação de Ana Carolina Vieira Rodriguez
1ª edição
A_Volta_do_Parafuso.p65
1
21/6/2005, 14:57
Capítulo 1
Coleção Aventuras Grandiosas
Contos de horror
Era noite de Natal. Um grupo de amigos reuniu-se em minha casa e, após a deliciosa ceia, entregamo-nos ao nosso passatempo favorito: contar histórias de terror. Nessa hora, Douglas, um de meus melhores amigos, disse:
— Conheço uma história verdadeira, sobre duas crianças.
Seu rosto estava abatido, o olhar era fundo e triste, parecendo indicar que algo não corria bem.
— O que aconteceu foi tão horrível que, tenho certeza, quando conhecerem os fatos, seus corações se sentirão apertados como se recebessem não apenas uma, mas duas voltas de parafuso — disse ele.
Algumas pessoas riram, mas Douglas continuava sério, olhando para o fogo da lareira, que ardia para aquecer a sala do frio inglês daquela época do ano. Quando todos se calaram, ele prosseguiu:
— Até hoje, sou o único que sabe. É terrível demais — falou, contorcendo a face cansada de seus sessenta anos, como se estivesse enojado.
— A experiência em questão foi sua? — perguntei.
— Graças a Deus não! — exclamou ele. — Foi de uma mulher... morta há vinte anos. Enviou-me um caderno com a descrição de sua desgraça pouco antes de morrer. Ele está aqui — disse, mostrando o objeto.
Alguns convidados puseram-se a cochichar, insinuando uma possível paixão de Douglas pela tal mulher, mas ele manteve-se IMPASSÍVEL.
— Tinha dez anos mais que eu. Foi professora de minha irmã. Uma pessoa tão maravilhosa... — disse, com os olhos brilhando pela primeira vez naquela noite.
Douglas começou dizendo que a história das crianças necessitava de algumas explicações antes de ser lida.
— Quando tudo aconteceu, a professora de minha irmã era recémformada. Jovem filha de um PÁROCO da área rural, nascida no campo, seguiu até Londres para uma entrevista de emprego — explicou.