Marketing - Pós Adm FGV
Cliente – consumidor ou usuário – pessoa ou unidade organizacional – que participa de uma transação.
Produto – qlq objeto que possa ser oferecido num mercado para satisfazer uma demanda da sociedade.
Mercado – local, físico ou não, onde compradores e vendedores se encontram para realizar trocas. Condições: que o cliente perceba a existência de uma necessidade; que exista pelo menos um produto para satisfazê-la; que exista possibilidade de troca. Quando alguma destas condições não ocorre, trata-se de um mercado em potencial.
Paradigma – modelo, norma, exemplo, padrão de procedimento ou do modo de pensar.
Marketing é criar uma compatibilidade entre as capacidades de uma empresa e os desejos dos consumidores.
AMA (American Marketing Association) – Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e a distribuição de idéias, produtos e serviços, a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
“Produção para o uso” deu lugar à “produção para vendas”e depois à orientação para mercado.
Satisfação do cliente – depende do desempenho do produto percebido com relação ao valor relativo às expectativas do comprador. Se as expectativas são correspondidas, o cliente fica satisfeito; se são superadas, encantam o cliente.
Necessidade – Um estado de privação, de desequilíbrio, que leva o indivíduo a mudar o seu comportamento para retornar ao equillíbrio.
Ideias sobre marketing relatam sempre os seguintes conceitos: troca, necessidades e desejos, demandas e ambiente.
Fazer marketing é trabalhar para satisfazer o cliente.
O conceito de marketing está associado à satisfação das necessidades e dos desejos dos clientes. Marketing é manter os cliente, satisfazendo-os no que precisam.
Desejo – necessidades moldadas pelas características culturais; objetos, culturamente reconhecidos, que satisfazem as necessidades.
Qualidade – é a totalidade dos atributos e das características de um produto ou