1ª Infância
DEFINIÇÃO DE DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento é um processo que ocorre ao longo da vida do indivíduo, e que se divide em etapas (fases/estágios). As etapas do desenvolvimento seguem uma sequência. Essa sequência é invariável (O indivíduo não pode “saltar” etapas, embora possa passar por certas etapas mais depressa, ou mais devagar que os outros).
Desenvolvimento Físico:
O desenvolvimento físico na primeira infância ocorre entre os 0 e os 18 meses, neste período há uma intensa dependência de maturação que pode ser influenciado por fatores ambientais, de hereditariedade ou pelo meio onde vivem.
As primeiras semanas de vida e a amamentação são fundamentais para estabelecer ligações afetivas entre a mãe e a criança.
As crianças que crescem em condições de severas privações do que lhe é básico, tem seu desenvolvimento prejudicado.
Desenvolvimento Sensorial:
O desenvolvimento Sensorial na primeira infância é o conjunto dos 5 sentidos (visão, paladar, olfacto, audição e tacto).
Visão A visão, no início da vida de um bebé, é desfocada. Preferem o preto e branco, pois são muito diferentes.
Dos 3 aos 4 meses, os bebés começam a distinguir cores mais fortes.
Audição
A audição está a funcionar antes do nascimento. O bebé reage aos sons com os sons mais agressivos, os recém-nascidos ficam mais agitados. Com sons mais calmos ficam mais tranquilos.
Paladar
O paladar é o sentido mais apurado à nascença. Distingue melhor o sabor doce do amargo.
Olfacto
Os bebés sentem o cheiro do leite materno desde o nascimento. Após o nascimento, aperfeiçoam o seu olfacto.
Tacto O tacto é o primeiro sentido a desenvolver-se. O tacto já existe quando o bebé está no útero. Para que o bebé tenha os impulsos mais fortes é necessário estimulá-lo, fornecendo-lhe objectos com diferentes texturas. A partir dos 6 meses, o bebé já reage ao ser acariciado, assim como às dores.
O que é a motricidade ?
A