Educação e Cuidados na 1ª Infância
Relatório de Monitoramento Global de EPT
1º objetivo
Educação e cuidados na primeira infância
A consideração dos primeiros anos de vida da criança está expressa no primeiro dos seis objetivos da educação para todos (EPT), da declaração realizada no Fórum Mundial da Educação de Dakar (2000), estes objetivos foram adotados por 164 países e deveram ser cumpridos até 2015.
Os governos devem de expandir e melhorarem a educação e os cuidados na primeira infância, sobretudo para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem desde o nascimento até aos oito anos de idade.
Os programas deveram abranger tanto os cuidados quanto a educação e têm a incumbência de focalizar uma série de necessidades desde saúde e nutrição até o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
A desnutrição tem um papel importante na mortalidade infantil, além de prejudicar o desenvolvimento cognitivo e a capacidade de aprendizagem das crianças. Um dos sinais mais claros da desnutrição é o atraso no crescimento, ou a baixa estatura para a idade.
As crianças que vivem em áreas rurais ou de famílias de baixa renda sofrem mais, já que a nutrição não depende apenas da disponibilidade de alimentos em geral, mas depende também do acesso à alimentação e a serviços de saúde, água e saneamento básico de boa qualidade, algo com frequência negado aos mais pobres.
Os programas de boa qualidade tem um papel primordial ajudando a melhorar a saúde e a nutrição, a combater o HIV/Aids e preparar as crianças para uma transição tranquila para a escola primária.
A experiência contrastante de muitos países mostra que o comprometimento político é um elemento essencial podendo melhorar substancialmente os níveis nutricionais. A combinação de melhorias na escolaridade das mães, acesso a serviços de saúde materno-infantil, oferta de água e saneamento básico e programas sociais de transferência de renda.
É de extrema importância que a maioria