Desenvovimeto Humano - 1ª infância
815 palavras
4 páginas
1ª InfânciaDesenvolvimento Físico
O crescimento do bebê ocorre de cima para baixo, de acordo com o princípio cefalocaudal e o cérebro tem um crescimento rápido antes do nascimento. No desenvolvimento sensorial e motor, os bebês aprendem a usar partes superiores do corpo antes das partes inferiores. O aprendizado é rápido, podem aprender a usar as mãos antes mesmo de engatinhar ou andar.
No princípio próximo-distal, o crescimento e o desenvolvimento motor acontecem de centro do corpo para as extremidades. Durante a primeira e a segunda infância, os membros superiores e inferiores continuam crescendo mais rápido que as mãos e pés.
A criança cresce mais rápido nos três primeiros anos, principalmente nos três primeiros meses.
Nas capacidades sensoriais, o tato é o primeiro sentido a se desenvolver, e nos primeiros meses é o sistema sensorial mais maduro. O olfato e o paladar segundo os estudos começam a se desenvolver ainda no útero. Aparentemente, a preferência por odores agradáveis é aprendida no útero e durante os primeiros dias de vida, e os odores transmitidos pelo leite materno podem contribuir para essa aprendizagem.
Recém-nascidos preferem sabores doces a sabores azedo ou amargos. Essas preferências parecem ser, em grande parte, inatas. Um fato interessante é que essas preferências de paladar de quando bebês, podem durar por toda a segunda infância.
A audição já é desenvolvida antes do nascimento, os fetos respondem a sons e parecem aprender a reconhecê-los. O sentindo menos desenvolvido quando o bebê nasce, é a visão.
Não é preciso ensinar aos bebês as habilidades motoras básicas como agarrar, engatinhar e andar. Basta dar espaço para eles se movimentarem e liberdade para verem o que podem fazer. Há uma grande influência cultural sobre o desenvolvimento motor. De acordo com algumas pesquisas, os bebês africanos tendem a ser mais avançados do que os norte-americanos e europeus em sentar, andar e correr.
Desenvolvimento Cognitivo
Há seis