ARTIGO AUDITORIA INTERNA E OPERACIONAL
Pós Graduação Gestão e Negócios
Auditoria Interna e Operacional
LUCIANA MAYRA MONTEIRO LEME
“CONTRIBUIÇÃO DA AUDITORIA INTERNA E OPERACIONAL PARA ASSEGURAR O SUCESSO DA ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO”
SUMÁRIO
I. RESUMO 2
II. AUDITORIA – CONCEITO E EVOLUÇÃO 2
III. NOVAS TENDÊNCIAS – GESTÃO ESTRATÉGIA 5
IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
V. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 7
VI. INDICE QUADRO 7
I. RESUMO
Este artigo dedica-se à demonstrar a importância da auditoria no processo de Estratégia da empresa, assegurando o sucesso da organização, de que forma ela pode contribuir através de roteiros (processos de análises) para visibilidade de falhas e tomadas de decisões no momentos anterior ao realizado desconforme ao planejado.
Pressupõe-se nesse estudo que através do conhecimento e acompanhamento do processo de Gestão da empresa, do inicio ao acompanhamento do resultado facilita o trabalho do auditor, no que se refere à analises externas e internas que influenciam diretamente no resultado da organização.
A evolução das organizações, juntamente com o desenvolvimento da auditoria nos exige esse envolvimento, visando o constante crescimento, proporcionando desempenho estratégico e dados para tomadas de decisão.
II. AUDITORIA – CONCEITO E EVOLUÇÃO
Auditoria no dicionário significa: 1 Cargo de auditor. 2 Casa ou tribunal onde o auditor desempenha as suas funções. 3 Função de auditor junto às empresas comerciais. 4 Exame analítico minucioso da contabilidade de uma empresa ou instituição.
Segundo Jorge Luiz Rosa da Silva, Podemos conceituar auditoria interna como um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência e eficácia de outros controles. Deve ser entendida como uma atividade de assessoramento à administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa, mediante as diretrizes políticas e objetivos por aquela determinados.
Mais objetivamente, A auditoria é