Programa de educação física para 1ª infância
Educação Física na Primeira Infância I
Programa de Educação Física na 1ª Infância.
Beatrice Parra nº USP - 5900802 Isabel Granzotto Llagostera- n°USP - 6437505
São Paulo 2012
Introdução
Nas últimas décadas, tem-se observado que a infância muitas vezes é negada às crianças, seja pelo excesso de responsabilidades postas às crianças, pelo excesso de atividades que preenchem sua rotina ou até pela imagem construída pela mídia e pela sociedade. Além disso, os índices de obesidade tem aumentado de maneira vertiginosa, principalmente pelo estilo de vida contemporâneo. Portanto, procuramos estabelecer um programa de educação física que contemplasse essas questões, valorizando o brincar e a cultura infantil. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo organizar e desenvolver o conhecimento julgado como necessário para a elaboração de um programa que tenha esse caráter, partindo da caracterização do local, do público alvo, da caracterização de jogos e brincadeiras e pontos fundamentais na formação e ação do professor.
Caracterização do Local
O local para a realização do programa será um CEU (Centro Educacional Unificado), um espaço aberto a comunidade e que também possui atividades dirigidas para a população. Procuramos um local público que permitiria o acesso de todos e que permitisse uma flexibilidade na proposição de projetos de atividades culturais, de educação física e lazer. Para propor um projeto no CEU o professor pode ser concursado pela prefeitura da cidade de São Paulo ou contratado. Não há restrições específicas para o estabelecimento um projeto, basta haver espaço e horário na grade de atividades.
Caracterização do Público Alvo
Em um segundo momento, na elaboração do programa, haverá uma caracterização da comunidade do entorno a fim de compreender a cultura da população local, sistema de valores, cultura corporal e demandas em relação a atividades de lazer, atividade física