1ª Infância
Índice
Introdução
Este trabalho, no âmbito da disciplina de psicologia, visa a expor as teorias individuais de vários autores sobre a Primeira Idade.
Desenvolvimento
A Primeira Infância é o período de tempo que, segundo vários autores, começa com o nascimento (0 anos) até aos 2 ou 3 anos, 6 ou até aos 14.
Piaget e o desenvolvimento cognitivo
Piaget apresenta uma teoria que aborda o desenvolvimento cognitivo, encarando como um processo descontínuo, uma evolução por quatro estádios que correspondem a uma progressiva adaptação do sujeito ao meio.
A cada estádio correspondem estruturas mentais organizadas que envolvem diferentes mecanismos. Partindo dos reflexos simples do bebé, herdados geneticamente, a criança vai construindo progressivamente estruturas mentais até atingir, na adolescência, o pensamento formal.
A inteligência é encarada como uma adaptação que assegura o equilíbrio entre o organismo e um meio.
A adaptação é assim um processo interno de equilíbrio entre o sujeito e o meio que se realiza através de processos de assimilação e acomodação.
Estádios de Desenvolvimento
Estádio Sensoriomotor
Do nascimento até cerca de 2 anos
Estádio Pré-Operatório
Dos 2 aos 6/7 anos
Estádio das Operações Concretas
Dos 6/7 anos aos 11/12 anos
Estádio das Operações Abstractas
Dos 11/12 anos aos 16 anos
A primeira infância só engloba o Estádio Sensoriomotor.
Estádio Sensoriomotor
Neste estádio a inteligência é fundamentalmente sensorial, o bebé capta todas as informações que recebe através dos órgãos dos sentidos, e motora, exprime-se através de movimentos.
É uma inteligência prática pois não há linguagem nem capacidade de representar mentalmente os objectos.
É neste estádio que adquirimos a noção de objecto permanente (a criança procura um objecto escondido porque tem a noção de que o objecto continua a existir mesmo quando não o vê. Na fase final deste estádio a criança já tem representações mentais