sociologia
Os processos históricos são em grande parte responsáveis pelas diferenças culturais, embora não sejam os únicos fatores a se considerar. Isso nos permite afirmar que não existem culturas superiores ou inferiores, mas sim diferentes, com processos históricos também diversos, os quais proporcionaram organizações sociais com determinadas peculiaridades.
Cada geração humana recebe uma herança cultural de seus antepassados que não modifica totalmente sua cultura, mas agrega novos valores e mudanças, integrando o homem ao seu meio ambiente. Por isso mesmo, a cultura é também contínua: vai além do indivíduo ou de uma geração, pois continua mesmo modificada, mas sem interromper sua permanência na sociedade a que pertence. É a continuação cultural que liga cada sociedade a suas raízes mais antigas.
Se alguns valores se alteram, desaparecem e são substituídos por novos, outros se mantêm constantes, vivos, geração após geração. Essa continuidade cultural dá à sociedade sua estabilidade, pois apesar das revoluções, invasões, novos contatos com grupos diferentes, o fato é que a cultura permanece, e a sociedade prossegue em sua existência.
Em meio às diversidades de culturas vivemos buscando conviver em harmonia, embora ainda tenhamos vários obstáculos a ser rompido, como o etnocentrismo ,que há entre grupos que se acham superiores a outros.
Nossa rica cultura deve ser preservada e não descriminada, com a valorização e orgulho de nossas origens que são parte de nossa identidade.
A valorização das características étnicas e culturais daria a nossos