ANÁLISE INSTITUCIONAL SOBRE A 1ª VARA DA INFANCIA
Sabrina Tancredo
Trabalho da Disciplina de: Serviço Social e Processo Decisório das Organizações
Vitória
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
SABRINA TANCREDO NOGUEIRA
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
Vitória
2014
INTRODUÇÃO
O trabalho profissional do assistente social encontra no campo das políticas sociais um extenso espaço da sua objetivação. Extenso pelas muitas políticas sociais hoje oferecidas pelo Estado e pelas possibilidades que cada política tem para a ampliação do acesso aos direitos sociais.
No Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, as políticas sociais adquirem um status mais elevado e consolidam os direitos sociais que ampliam a noção da dignidade da vida humana na sociedade brasileira.
Entretanto, o avanço das políticas sociais no Brasil ao mesmo passo que mostra o avanço do social e a consolidação de um Estado democrático, traz um traço de controle social e reprodução da sociedade regida pela lógica da ampliação do capital.
Reconhecer isso não nega, de modo algum, esse espaço enquanto espaço de objetivação do trabalho profissional, mas deve trazer uma importante reflexão a ser feita em todo instante pelo profissional do Serviço Social: qual a intencionalidade que o profissional tem se apropriado desses espaços e qual a sua percepção acerca da totalidade onde insere as políticas sociais.
Partindo dessa análise, é de extrema importância conhecer o espaço institucional em que se está inserido,devido a isso esse diagnóstico vem a propiciar a nós estudantes do curso de Serviço Social interagir com profissionais e ter uma visão mais ampla do campo onde estamos atuando,fortalecendo e qualificando assim nossa atuação.
1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ORGANIZAÇÃO
1.1. Características Gerais:
Caracteriza-se por ser uma instituição pública, subordinada ao poder judiciário do