Atividade de Ciências Ambientais
A compostagem é um processo que envolve transformações bioquímicas muito complexas e consiste em transformar matérias orgânicas que não teriam funções nenhuma em matéria orgânica compostada. Esse processo é desenvolvido por microorganismos que absorvem nutrientes, minerais e carbono da matéria e em contribuição degradam a matéria orgânica formando o composto.
A matéria orgânica compostada possui uma qualidade consideravelmente mais elevada que os adubos sintéticos, pois ela disponibiliza em sua composição os nutrientes desejados pelas plantas, além de que ajuda no melhoramento da saúde do solo, o que ajudara a conter as doenças nas plantas.
Entre os benefícios para a saúde do solo, estão: a estabilidade dos níveis de pH, e torna o solo mais susceptível para a reprodução de microorganismos benéficos e melhor para o desenvolvimento das plantas.
A compostagem lança uma cobertura sobre o solo conhecida como mulche , que é muito benéfica para o solo, pois adiciona varias características positivas ao mesmo, é serve como uma proteção contra ervas daninhas, evitando que elas germinem no solo.
Esse processo possui uma grande importância ambiental, pois grande parte dos dejetos humanos podem ser reaproveitados e transformados em adubo, garantindo um bom uso para seus nutrientes, e evitando que sejam jogados em lugares inadequados, como rios e lagos.
Isso apresenta uma grande parcela nos cursos de Engenharia Ambiental (e Sanitária), que buscam melhorias no modo de vida, mas também buscando sempre uma maior conservação dos recursos naturais da Terra, e usando o aprendizado em química e biologia para isso.
Referências
(1) http://www.unifal-mg.edu.br/ppgcea/
(2) http://planetaorganico.com.br/site/index.php/compostagem/