12 Anos de Escravidão
Com uma boa dose de realidade, a autobiografia 12 Anos de Escravidão promete emocionar e chocar leitores pelo mundo todo. O livro que deu origem ao filme homônimo é carregado de fortes emoções e retrata perfeitamente os “perrengues” vividos por Solomon Northup (o próprio autor) durante o período em que foi forçado a passar por uma vida de escravidão.
“Tendo nascido um homem livre e desfrutado, por mais de trinta anos, das bençãos da liberdade em um Estado livre e, ao termino desse período, tendo sido sequestrado e vendido como escravo – condição na qual permaneci até ser, infelizmente, resgatado, no mês de janeiro de 1853, após doze anos de servidão -, foi-me sugerido que um relato da minha vida e dos acasos que a pontuaram não poderia deixar de atrair o interesse do público.”
Por se tratar de uma autobiografia, o próprio autor é o personagem narrando sua vida em primeira pessoa. Solomon descreve de maneira bela todos os altos e baixos de sua vida como escravo, emocionando através de palavras. Ele não somente descreve somente sua vida, mas também o pouco que pode ver das vidas daqueles que cruzaram seu caminho, demonstrando toda a compaixão que sentia por eles (ou não, no caso de alguns).
A escrita que me foi apresentada no livro pode ser