12 anos de escravidão
Assistir o filme “12 Anos de Escravidão’’ e fazer a relação desse fato histórico e a importância Direito do Trabalho”.
A figura do trabalhador esta em crescente evolução, com o fim da escravidão e o começo da Revolução Industrial, houve geração de empregos na indústria que como consequência trouxe inúmeros benefícios aos trabalhadores, foi daí a surgir o conceito de empregado e empregador.
Os operários começam a reivindicar seus direitos e a exigir qualidade de vida no trabalho, começaram a lutar, a lutar por melhores condições de trabalho sem que houvesse quaisquer perda de liberdade, sem que tivessem medo de seus empregadores, sem que houvesse repressão, fato que antes ocorria com os escravos a indignidade do ser humano que era tratado com um objeto.
Os Direitos Humanos e o Direito do Trabalho foi uma grande conquista, uma luta incansável desde a época da escravidão. Foi criado para que a figura do trabalhador não passa-se por condições análogas de trabalhos, para que sua dignidade não fosse privada, para que a utilização de sua mão de obra não fosse de forma escrava.
No Brasil a escravidão acabou em 1888, mas ainda sim existe muito trabalho escravo no pais, em garimpos, na produção de carvão, em fazendas de canas de açúcar, estes empregados vivem em condições de trabalho totalmente insalubres, não seria condições escravistas ?.
Mas este tipo de escravidão não se concentra somente no campo, mas também nas cidades, São Paulo essa grande metrópole, é um bom exemplo disso, volta e meia vemos bolivianos que trabalham em condições desumanas nas confecções.
Como sabemos somente no ano passado (2013) os trabalhadores domésticos passaram a ter direitos como os demais empregados, entre os domestico e outras classes trabalhistas não havia a condição de igualdade, existem inúmeros detentos que já cumpriram suas penas portanto já deveriam ter sidos liberados, são homens livres em condição carcerária.
No filme “12 Anos de