BNDES
Este trabalho tem como objetivo, apresentar a história do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu desenvolvimento no decorrer destes anos.
Fundado pela Lei 1.628, em 20 de julho de 1952, ainda no governo Getúlio Vargas, estava voltado ao financiamento de projetos de infra estrutura nas áreas de transporte, no setor ferroviário e de energia elétrica. Com o passar dos anos foi se transformando e hoje é o principal instrumento de financiamento de longo prazo para investimento em todos os seguimentos da economia, de âmbito social, regional e ambiental. Apoiando o empreendedorismo que contribua para o desenvolvimento do Brasil. Fortalecendo a estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.
Palavras chaves: BNDES, banco, crédito, financiamento.
BNDES
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), fundado em 20 de julho de 1952, pela Lei 1.628, no ultimo mandato de Getúlio Vargas é uma empresa publica federal dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio. Tem como presidente Luciano Coutinho e sede em Brasília.
Nos primeiros anos (1952 a 1955) estava voltado ao financiamento de projetos de infra estrutura nas áreas de transporte, principalmente no setor ferroviário e de energia elétrica. Buscando fortalecer a industrialização do país.
No período seguinte (1956 a 1963) seu foco foi redirecionado para as indústrias básicas, com destaque a expansão do parque siderúrgico estadual.
A partir de 1964, amplia sua atuação para o financiamento ao setor privado. Com objetivo de atingir o desenvolvimento tecnológico a pequenas e médias empresas e apoiar a comercialização de máquinas e equipamentos.
Foi quando se criou o Finame que se tornou a primeira subsidiária do banco, financiando a médio e longo prazo estas aquisições.
Em 1971, o BNDE foi transformado em empresa publica dotada de personalidade jurídica de direito privado e