117
Maria Silene Alexandre Leite
Brasil, UFSC, leite@eps.ufsc.br
Antonio Cezar Bornia
Brasil,UFSC,cezar@inf.ufsc.br
Christianne C.S. Reinisch Coelho
Brasil,UFSC, ccsrcoelho@aol.com
Palavras-Chave: Dinâmica das Interações, Gestão de Custos e Teoria da complexidade.
Tema: El Costo y la Toma de Decisiones
Recursos Audiovisuais: computador, projetor de imagem e tela de projeção.
A Dinâmica das Interações e a Gestão dos Custos
Palavras-Chave: Dinâmica das Interações, Gestão de Custos e Teoria da complexidade.
Tema: El Costo y la Toma de Decisiones
Resumo
Este artigo discute a relação existente entre a dinâmica das interações e a gestão dos custos. O objetivo é mostrar como a análise da rede de interações, existente no funcionamento dos sistemas de produção, contribui para a eficaz gestão dos custos. Nesse sentido, a Teoria da Complexidade fundamenta a abordagem referente à dinâmica das interações, apresentando uma visão integrativa de processos, pessoas, recursos e empresas, tanto no ambiente interno da empresa, quanto na sua relação com ambiente exterior.
1. Introdução
O mundo funciona de forma dinâmica, ou seja, não-estacionária, não-linear. Ao longo da evolução, as espécies nasceram, cresceram, reproduziram, mudaram, se adaptaram ou desapareceram, num constante movimento de organização-desorganização. Se observarmos o funcionamento dos sistemas na natureza, percebemos que eles funcionam a partir de uma dinâmica dialógica, onde os ciclos se complementam na contradição entre o quente e o frio, o líquido e o sólido, a morte e a vida, a luz e a escuridão e assim sucessivamente, num movimento progressivo e eterno.
Contudo, os homens, desde muito tempo, buscam explicar o funcionamento da natureza e, para tal, tentam linearizar fenômenos circulares, dinâmicos e integrados. Em