Fruto ok
Frutos
Disciplina:
Farmacobotânica
Discentes:
Isabel Campos
Lidiane
Vasconcelos
Lorena Sapucaia
Doscente:
Os Frutos
Em termo botânico, o fruto é uma estrutura presente em todas as Angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém semente. Resultam do desenvolvimento de folhas carpelares fechadas, encontrando-se os óvulos encerrados dentro de um ovário. O termo fruto é utilizado para designar as estruturas que contém as sementes provenientes de um ovário.
Origem dos Frutos
Os frutos derivam-se do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto. Os frutos mantêm-se fechados sobre as sementes até, pelo menos, o momento da maturação.
Partes do Fruto O pericarpo tem três camadas distintas, bem ilustradas pela estrutura, em corte, de uma maçã.
Endocarpo –
A camada mais interna, resulta das células epiteliais que rodeiam a cavidade do ovário (lóculo).
Na maçã corresponde á camada, muito fina e com textura de papel, que envolve a “estrela” central, onde se localizam as sementes; Mesocarpo –
A camada intermédia, resulta do parênquima das paredes (tecido fundamental) do ovário. Geralmente, é rico em substâncias nutritivas e saborosas, como no caso da maçã, mas existem frutos em que tal não se verifica. Partes do Fruto
Epicarpo –
Camada mais externa, resulta das células epidérmicas que envolvem o ovário e o carpelo.
Formam a casca dos frutos, como a maçã.
Função do Fruto
A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras Angiospermas.
Organograma
Fruto
Simples
Carnoso
Múltiplos
Seco
Pomos
Deiscentes
Bagos