Resumo RCNEI pg 117 A 159
Desenvolvimento de Habilidades Linguísticas na Educação Infantil
Resumo: Referencial curricular nacional para a educação infantil / Pg. 117 a 159.
2º ano / 3º Período
Docente: Profª.Ms. Alessandra Corrêa Farago
Discente: Rafaela N. Larocca Rodrigues
Bebedouro, 10 de Abril de 2015.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Resumo: Referencial curricular nacional para a educação infantil / Pg. 117 a 159.
BRASIL Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998, v. 3, p. 117-159.
A linguagem oral e escrita se faz importante para as crianças ampliarem suas possibilidades de socialização, pois não se trata de aprender somente as palavras, mas também os seus significados culturais.
A aprendizagem através da educação infantil promove experiências significativas na língua, dando acesso ao mundo letrado pelas crianças, colaborando para o desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. Por isso é importante que o trabalho com a linguagem oral, nas instituições de educação infantil, não se restrinja somente a alguma atividades como as rodas de conversa, pois esta se caracterizam, em geral, por um monólogo com o professor, se tronando uma ação totalmente centrada no adulto.
Deve-se ressaltar que a linguagem oral é um meio de comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais, porem as palavras só têm sentido em enunciados, não se tratando apenas de um vocabulário, lista de palavras ou sentenças. Não existe homogeneização na linguagem : há variedades de falas, portanto quanto mais as crianças puderem falar em situações diferentes, mais poderão desenvolver suas capacidades comunicativas de maneira significativa.
O letramento é utilizado para a participação em