Karl Marx
2- A mais-valia absoluta acontece quando o trabalhador é capaz de produzir o equivalente ao seu salário em uma fração da sua jornada de trabalho. Por exemplo: um funcionário de uma fábrica é capaz de produzir, em 5 horas diárias, a quantidade de peças que, quando vendidas, serão equivalentes ao seu vencimento mensal. No entanto, o funcionário não tem a opção de trabalhar somente 5 horas por dia. Ele obrigatoriamente deve trabalhar, todos os dias, durante 8 horas. Logo, o produto destas 3 horas se converte em uma mais-valia absoluta para o dono da fábrica.
3- No caso da mais-valia relativa, trata-se da implementação de recursos tecnológicos que aumentam a produtividade dos trabalhadores e, consequentemente, aumentam o valor absoluto da produção. No entanto, ao mesmo tempo em que a produção aumenta, o salário do operário continua o mesmo.
4- Karl Marx, postulou que o Comunismo seria a fase final do desenvolvimento da sociedade humana e que isso seria alcançado através de uma revolução proletária, isto é, uma revolução encabeçada pelos trabalhadores. O "Comunismo puro", no sentido marxista, refere-se a uma sociedade sem classes (sociedade regulada), sem Estado (ácrata ou apátrida) e livre de quaisquer tipos de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente a nível somente e exclusivamente de Mercado e não de "Mercadologias de Estado e/ou Particulares" segundo suas palavras, e permitindo dessa maneira que cada membro da sociedade organizada possa participar do processo decisório pela não manipulação de preços, tanto na esfera política e econômica da vida pública e/ou privada. Marx, no entanto, nunca forneceu uma descrição detalhada de como o comunismo poderia funcionar como um sistema econômico (tal tentativa sem mérito, foi