11
Centro de Tecnologia – CT
Departamento de Engenharia Elétrica
Professor Msc. Aryfrance Rocha Almeida
Laboratório de circuitos elétricos
(Prática 11: Filtro RC – Passa-baixa / Passa-alta)
Suan S. T. Cantanhede
Matrícula: 09T12983
Teresina, 7 de dezembro de 2010
Introdução
Filtro passa-baixa é um circuito eletrônico que permite a passagem de baixas freqüências sem dificuldades e reduz a amplitude das freqüências maiores que a freqüência de corte.
Existem muitos tipos diferentes de circuitos de filtros, com diferentes respostas à mudança de freqüência. A resposta em freqüência de um filtro é geralmente representada utilizando um gráfico.
O gráfico de magnitude de um filtro constituído por um circuito RC se assemelha a uma linha horizontal antes da freqüência de corte, e uma linha diagonal após a mesma. Existe também o "cotovelo" no limite entre os dois, que é a transição suave entre as duas regiões de reta.
Figura 1: curva de Bode e diagrama de fase de um filtro passa-baixa.
Os significados de 'baixa' e 'alta', como a freqüência de corte, dependem das características do filtro. (O termo "filtro passa-baixas" se refere meramente ao formato da resposta do filtro. Um filtro passa-alta pode ser construído de modo a cortar as freqüências menores que as de um filtro passa-baixas. São suas respostas que os diferenciam, não a freqüência de corte.) Os circuitos eletrônicos podem ser desenvolvidos para qualquer faixa de freqüência desejada, podem atingir inclusive a faixa das microondas (1000 MHz) ou superior.
O capacitor exibe reatância, e bloqueia os sinais de baixa freqüência, fazendo com que eles passem pela carga. A freqüências mais altas, a reatância reduz e o
capacitor conduz com facilidade. A freqüência de corte é determinada pela escolha da resistência e da capacitância:
ou equivalentemente (em radianos por segundo):
Um modo de compreender este circuito é se voltar ao tempo que o capacitor leva para se carregar. O