Antropologia Semin Rio
Etimologicamente o termo Antropologia é composto por dois radicais de origem grega e latina “Anthropos” - Homem e “Logos” – discurso ou tratado.
Portanto a Antropologia é o «tratado do Homem» ou «a ciência que estuda o Homem». No entanto, levanta-se a seguinte questão:
- Em que medida pode ser considerada «Ciência do Homem», sabendo que existem outras ciências do Homem nomeadamente a História, a Psicologia, a Demografia, a Sociologia, entre outras?
Porém, ela dentro do contexto das Ciências do Homem pode-se afirmar que estuda o Homem intemporal e anónimo – O Homem genérico, no seu todo.
Antropologia ----------------- Estudo do Homem --------------- Ser Físico Ser Cultural
O termo Antropologia é utilizado pela primeira vez no sentido de “História Natural do Homem” em 1795 – século XVIII.
A Antropologia significava, no início do século transacto (séc. XX), “a ciência a que actualmente se denomina Antropologia Física dividida em seguintes ramos:
- Antropometria – mede o corpo humano (homem vivo);
- Genética – estuda as géneses;
- Seroantropologia – estuda os grupos sanguíneos;
- Paleontologia Humana – estudo do homem fóssil;
- Antropologia Racial – estuda as raças humanas.
Actualmente a Antropologia tende a assumir o sentido lato que a palavra inglesa “Anthropology” tem há muito tempo, nos países anglo-saxónicos de conhecimento das sociedades humanas, cobrindo assim um grande número de ciências que estudam o homem como são casos de Antropologia Física, Antropologia Social, Antropologia Cultural, Etnografia, Etnologia, certos aspectos da Linguísticas, Tecnologia Comparada, Antropologia da Pré-História, Psicologia Social, etc.
De há 2 séculos para cá, o termo tem tomado sentidos diferentes e aplica-se a realidades diversas. Antes do século XIX, iniciada sobretudo na unicidade e na especificidade do homem, em