11 teses para que filosofia da educação
DISCIPLINA:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
TRABALHO DE FILOSOFIA
PARA QUE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO?
THAYNÁ
1º FASE – PEDAGOGIA
Florianópolis
Setembro, 2013
Tese I: Na primeira tese o autor comenta sobre a filosofia organizada fora e dentro do agir educacional. Ao dizer fora, ele refere-se a filosofia como o raciocínio e desvendamento dos problemas na educação. E ao pensar na filosofia dentro do agir educacional, o autor menciona que a filosofia deveria estar junto do pensar do professor na prática educacional.
Tese II: Nesta tese o autor quer mostrar que a filosofia se encaixa em muitos contextos na educação e que vai de cada educador adaptar-se na qual ele achar melhor.
Tese III: Tem por fundamento mostrar para quem atua na educação que sua prática de ensinar veio por meio de alguma teoria.
Tese IV: Esta tese mostra como exemplo os filósofos clássicos como Platão e Kant e diz que mesmo por caminhos diferentes, eles encontram em sua autotematização uma norma em comum para poderem refletir sua postura dentro da Filosofia.
Tese V: Nesta tese o autor fala sobre a importância da filosofia quando se faz uma autocrítica e destaca três pontos importantes para o procedimento: o primeiro fala sobre ter uma visão sobre si mesmo com outros olhos, o segundo diz sobre arriscar por em pratica seus planos e por último aceitar de modo produtivo as opiniões diferentes da sua.
Tese VI: A 6º tese vai falar sobre a postura crítica, e a filosofia encaixa-se ai dizendo que seria necessário introduzir a lógica na sua posição criticada procurando sempre fortalecê-la. Pois a cada vez que sua postura é criticada, você pode tornar a critica mais produtiva para você mesmo.
Tese VII: Nesta tese o autor comenta a falta de concordância entre os modelos de ensino dos professores. O que acaba gerando muitos conflitos. Mas a Filosofia apresenta a solução de compreender os