Educação
Hans-Georg Flickinger*
Resumo: O trabalho estabelece onze teses sobre a filosofia da educação. Aponta, entre outros, a "necessidade de uma postura refletida" na educação e a compreensão dos "pressupostos e implicações" da práxis educativa. O autor cogita a dispensa da disciplina filosofia da educação mediante a realização da postura refletida no agir educativo.
Palavras-chave: educação-filosofia, postura refletida, agir educacional, crítica. Abstract: The article proposes eleven theses on philosophy of education.
It points up to the "needs of a reflexive posture", among others prerequisites, in educaton and to the understanding of the "presupositions and implications"of the educatiobnal praxis. The author thinks that the course on philosophy of education should be cancelled once the developmento of the "reflexive thinking" in the "educational action"has been realized.
Key words: Philosophy-Education, reflexive attitude, educational action.
I Tese
Qualquer resposta à pergunta "para que Filosofia da Educação?" exige, em primeiro lugar, o entendimento referente ao conteúdo desse termo. Pois a pergunta pressupõe uma diferença específica entre Filosofia e Teoria da Educação, diferença esta a partir da qual deveria ser possível compreender a função da reflexão filosófica, dentro do campo amplo do agir pedagógico e suas fundamentações teóricas.
Comentário
Uma concepção da Filosofia da Educação, que atribuísse importância à tarefa de raciocinar meramente sobre os problemas do agir pedagógico, levaria a resultados opostos àqueles de uma outra que injetasse
.
Prat. da Universidade de Kessel, Alemanha.
PERSPECTIVA.
Florianópolis, v.16, n. 29, p. 15 - 22, jan./jun. 1998
16· Hans-Georg Flickinger uma postura filosófica para dentro do trabalho educacional. No primeiro caso, poder-se-ia falar da Filosofia da Educação no sentido de um instrumento apenas de esclarecimento dos impasses, dos caminhos