Para que filosofia da educação? 11 teses (resumo)
Hans-Georg Flickinger
I Tese
O que podemos dizer por Filosofia da Educação?
Bem, podemos dizer que ela nos permite pensar nos problemas da educação, no esclarecimento de impasses, que ela é uma teoria, mas, não devemos pensar somente desse jeito, a Filosofia da Educação pode ser vista também como uma reflexão presente no nosso cotidiano.
II Tese
Existem diferentes teorias que nos explicam a área da Pedagogia, e isso nos faz decidir em qual delas vamos acreditar e seguir, mas temos que cuidar porque corre um grande risco de elas entrarem em desacordo.
III Tese
Nesse mundo dominado pela razão a Filosofia da Educação tem a tarefa de mostrar a quem educa que sua vida profissional também está dentro de uma teoria da Filosofia, as pessoas tem que estar conscientes do porque escolheram essa profissão e caso elas adotem uma Filosofia para isso elas devem entender e saber o que essa teoria diz.
IV Tese
A Filosofia esclarece o próprio pensamento, ela é autoreflexiva.
As demais áreas da ciência se preocupam com algo externo, por exemplo, a química se preocupa no porque acontece à evaporação da água, já a Filosofia nos faz pensas nas nossas próprias experiências.
V Tese
A Filosofia da Educação nos permite compreender nossa própria posição, mas para isso devemos deixar de lado nosso ponto de vista, devemos ter outros olhares sobre nós mesmos, devemos revisar nosso modo de ser, fazer questionamentos que nos intrigam, para dessa forma melhorar nossa própria autocompreensão.
VI Tese
Não coincide inserir uma postura refletida na área do agir educacional, pois viraria uma critica a qualquer custo e isso seria desrespeitar o autoesclarecimento da mesma.
Para a Filosofia a postura refletida tende a introduzir a logica na sua posição criticada, para fortalecê-la antes de conceder o direito de abandoná-la.
VII Tese
Muitos conflitos na área da Educação acontecem pela falta de igualdade de pensamentos, motivando