1+(-2)²
Todo sistema requer continuamente determinadas entradas ou insumos extraídos de seu ambiente externo para poder operar, produzir e alcançar seus objetivos.
O subsistema de provisão de recursos humanos funciona como a porta de entrada dos talentos que trazem a vida, inteligência, motivação e competências para a organização. Mas essa porta de entrada precisa filtrar e deixar entrar apenas os candidatos que realmente tragam recursos e competências desejados pela organização.
A PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Três tópicos principais serão abordados: planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas. Como se trata de um subsistema periférico e com ampla interface com o ambiente externo, torna-se necessário começar pelo ambiente organizacional para conhecer suas oportunidades e restrições.
De acordo com a abordagem sistêmica, focalizaremos a organização como um sistema aberto, dentro do qual ingressam vários tipos de recursos (materiais, financeiros, humanos etc.) e do qual saem produtos ou saídas (produtos, serviços ou informações).
Ao interagir com o ambiente, o sistema torna-se envolvido pelas restrições e limitações que o ambiente lhe impõe. Essas restrições são muito variadas, indo desde as limitações sobre o preço dos produtos ou serviços, até as restrições sobre o preço dos produtos ou serviços, até as restrições sobre o capital, demanda de pessoal etc. O sistema não opera livremente, mas dentro de determinados limites impostos pelo ambiente em que está situado.
O AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Toda organização opera dentro de um ambiente juntamente com outras organizações que concorrem entre si em relação às suas necessidades de entradas e de saídas. Desse ambiente a organização recebe as informações e os dados para tomada de decisões (pesquisa de mercado, pesquisa de fornecedores,