INTRODU 2 1 1
A presente monografia tem como tema a contribuição da prática profissional do assistente social na saúde mental, tendo como espaço de analise o Centro de Atenção PsicossocialCAPS II Centro/Norte, possui como objetivo analisar a importância da atuação do Serviço Social no processo de reinserção do portador de transtorno mental na família e na sociedade.
Elegemoso Centro de Atenção Psicossocial CAPS II Centro/Norte como campo empírico, com base na constatação de que na unidade estão inscritos um número significativo de Portadores de Transtorno Mental.Os Caps trazem uma nova proposta de tratamento de saúde mental, sendo o principal dispositivo da Reforma Psiquiátrica para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos. Sãoinstituições destinadas a acolher os pacientes com transtorno mental, buscando estimular sua integração familiar e social, apoiando suas iniciativas de busca de autonomia, oferecendo atendimentomultiprofissional.
Diante desse novo contexto, os trabalhos em saúde mental passam a ser desenvolvidos por uma equipe técnica e o Serviço Social como parte dessa equipe desenvolve atividades quepossibilitam a garantia dos direitos dos usuários e de seus familiares, sendo realizadas atividades como visitas domiciliares, visitas institucionais, triagem, acolhimento, encaminhamentos, busca ativa,elaboração de parecer social e articulação com a rede sócio-assistencial.
Para a realização desse trabalho fizemos uso da entrevista semi-estruturada com duas assistentes sociais do CAPS IICentro/Norte e cinco usuários, totalizando um universo de sete sujeitos. Para o desenvolvimento da pesquisa os sujeitos foram convidados a participar de forma espontânea, contando com a ajuda de uma dasassistentes sociais que levou em consideração os usuários mais dispostos a participar, garantido o anonimato de sua identidade e esclarecendo a importância da pesquisa, conforme deliberado na resolução...
LER DOCU
A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE