AULA 1 2 1
INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
CONCEITO:
ERGONOMIA: palavra de origem grega
ERGO = que significa trabalho
NOMOS = que significa regras
O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polonês W.
Jastrzebowski, que publicou um artigo intitulado “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseadas nas leis objetivas da ciência da natureza”.
INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
CONCEITO:
- É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento. (Conceito da Research Society- Sociedade Nacional de
Ergonomia)
- É o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e vida. ( Conceito da International Ergonomics Association- IEA).
INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
CONCEITO:
- É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano. (Conceito da Associação Brasileira de ErgonomiaABERGO).
- É a aplicação das ciências biológicas humanas e o ajustamento mútuo ideal entre o homem e seu trabalho, cujos resultados se medem em termos de eficiência humana e bem estar no trabalho. É um conjunto de ciências e tecnologias que procura o ajuste confortável e produtivo entre o ser humano e o seu trabalho. (Definição da Organização Internacional do Trabalho).
INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
CONCEITO:
- Cuida da adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e