00000
Guilherme Rodrigues
“O filme A Guerra do Fogo aborda a pré-história tendo como meta retratar como decorreu a vida do homem há 80.000 anos, quando a terra era habitada por seres primitivos vivendo em cavernas, em grupos nômades, especificando a espécie Homo Sapiens tendo ao lado animais pré-históricos. Observando sua evolução ao longo do tempo, suas descobertas e costumes, tendo objetivo central, de acordo com o nome do filme, revelar como decorreu a descoberta do fogo.”
Quanto a linguagem apresentada no filme, uma possível interpretação seria a seguinte: em um determinado estagio de sua evolução biológica, o homem já se locomovendo em pé e tendo suas mãos livres, aprendeu a manipular instrumentos a interferir no seu meio e a fazer dentro outras coisas o fogo.
O trabalho já se inicia juntamente com essa evolução quando o homem foi evoluindo, foi trazendo consigo experiências de vida, além de visar sempre o progredir. Ao progredir, ele foi trazendo novas tecnologias, invenções, e consequentemente foi modificando o espaço.
O espaço surge na história através da organização territorial pelo homem é relação com o meio. Moreira (2007, p.1)
O trabalho assim como o homem foi evoluindo e ganhando aperfeiçoamentos e técnicas de diferentes formas de um povo para outro.
E interessante notarmos que no filme cada tribo, exerce um tipo de trabalho diferente ou seja cada tribo tem uma habilidade, e talvez essa diferença seja um dos primeiros causas dos primeiros conflitos iniciados naquela época.
Ao pensarmos em trabalho a primeira coisa que vem em nossas cabeças, é capitalismo (capital financeiro), e com esse estudo, percebemos que ambas trás com sigo uma ampla pluralidade de sentidos.
O trabalho e a fonte de toda riqueza. O trabalho, porém e muitíssimo mais. E a condição básica e fundamental de toda vida humana. Engels (1876).