Ciências Sociais
INTRODUÇÃO
Porque as empresas necessitam ser eficientes na gestão do capital humano?
Basicamente, é sabido através de diversos estudos que uma boa gestão do capital humano é capaz de gerar o crescimento financeiro, ainda mais hoje em dia, onde a competição mundial é grande.
O capital humano de uma empresa é cada vez mais valorizado dentro da organização, talvez tanto quanto seus ativos financeiros, até porque as pessoas são a chave do sucesso para as organizações, e máquinas também não funcionam sozinhas.
A valorização do pessoal, não é apenas agracia-los com altos salários, mais do que isso é prover um ambiente de trabalho aconchegante, salubre, e fisicamente viável, que são atributos que interferem diretamente na produtividade, e é neste ponto que focamos nosso projeto, a implantação da ginástica laboral para os funcionários do setor de Avaliação e controle da Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba, podendo ser entendido a outros setores bem como a outras secretarias.
MAPEAMENTO DAS NECESSIDADES
Porque a ginástica laboral no setor de Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde.
Antes de se implantar o projeto, é necessário levantar as necessidades, e o estudo detalhado de alguns indicadores importantes, tais como:
- índice de absenteísmo, especialmente LER – Lesão por esforço repetitivo e DORT - Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho;
- Grau de desconforto entre os funcionários;
- Previsão de investimentos;
- Atenção à legislações específicas;
- Entre outros.
Um breve descritivo sobre LER e DORT
São doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais, diferentemente do que ocorre com doenças não ocupacionais, as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida dos pacientes. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações