RESUMO DO LIVRO: O QUE É CULTURA?
Há vários e diferentes modos de organizar uma vida social, transformar recursos naturais, expressar a realidade, marcando o desenvolvimento da humanidade.
Cultura diz respeito à humanidade. Seja no geral ou de cada povo, de cada nação, sociedade e é fundamental entender os sentidos que leva um povo àquele tipo de cultura. Pesquisando, analisando sem preconceito. Toda cultura tem um “por que” de ser como é.
O estudo da cultura combate o preconceito, salientando o respeito e a dignidade nas relações humanas.
Sem entender, sem estudar cultura, não pararíamos para pensar na natureza e o que faz parte dela, não nos indagaríamos sobre razões da realidade social e os que as fazem transformar. Se discutirmos cultura, pesquisamos e conseguimos pensar sobre nossa realidade social, sobre nossa sociedade.
A princípio os grupos humanos se expandiram bastante e o contato entre esses grupos permitiu muito isolamento e muitas histórias paralelas marcaram o desenvolvimento deles. Territórios semelhantes foram ocupados de modo diferente por populações diferentes. Em vários lugares e épocas grupos humanos inicialmente nômades e dependentes da caça e da coleta para sua sobrevivência passaram a viver em aldeias e vilas, acompanhando o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais.
As formas de organização social também variam muito. Tenta-se saber sobre as maneiras de ordenar essas culturas de tanta variação, colocar todas as culturas humana num único e rígido esquema de etapas, porém, sem sucesso. Cada cultura é o resultado de uma história particular. Pensarmos nas etapas humanas de selvageria, barbárie, e civilização, podem ajudar a entender o aparecimento da sociedade burguesa na Europa, mas não explica outras culturas que foram se desenvolvendo fora desse espaço que circunda essa civilização.
Duas são as possibilidades de relacionarmos diferentes culturas entre si:
Hierarquizar essas culturas usando o critério de capacidade de produção