Resumo do livro Cultura Organizacional
Stuart Hall – 10ª Edição
DP&A – Editora
Resumo:
Está acontecendo uma mudança na sociedade na identidade do homem, visto como um ser unificado. Hoje este homem está sendo visto de forma fragmentada e surgindo novas identidades.
O livre passa pelos seguintes questionamentos...
CRISE DE IDENTIDADE?
EM QUE CONSISTE?
EM QUE DIREÇÃO ESTÁ INDO?
(O que é crise de identidade?)
(Quais acontecimentos recentes na sociedade moderna aconteceram para precipitar esta crise?)
(Quais são suas formas?)
(Quais são suas consequências potenciais?)
PRIMEIRA PARTE DO LIVRO: Mudanças nos conceitos de identidade e dos sujeitos
A IDENTIDADE EM QUESTÃO
Deslocamento ou Descentração do Sujeito: Perda do sentido de si estável. Este duplo deslocamento – Social e Cultural e de si mesmo é que acarreta na crise de identidade. Segundo o crítico cultural Kobena Mercer, a identidade só se torna uma questão quando se está em crise, quando algo que supomos ser fixo se desloca para a incerteza.
Este processo de mudança é tão fundamental e abrangente que chegamos a nos perguntar se não é a sociedade moderna que está mudando ao invés de nós mesmo.
Existem três concepções de identidade:
Sujeito Iluminismo: Indivíduo totalmente centrado, unificado e dotado das capacidades da razão, de consciência e de ação, cujo centro, consistia num núcleo interior que emergia pela primeira vez quando ele nascia e com ele se desenvolvia, ainda que permanecendo essencialmente o mesmo.
Sujeito Sociológico: a identidade é formada pela interação do “eu” e a “sociedade”, ele ainda tem um núcleo ou essência interior, mas este é formado e modificação pela interação com o mundo das culturas exteriores e as identidades que esses mundos oferecem. Esta identidade resolve a questão do espaço que existia entre o indivíduo e a sociedade (mundo interior e mundo exterior).
Sujeito pós-moderno: Conceitualizado como não tendo uma identidade fixa, essencial e permanente. Pois