Resumo do livro: O que é Cultura
Cultura e Diversidade
Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais, (p. 07).
De acordo com Santos a
[...] cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedade e grupos humanos. [...] é fundamental entender os sentidos que uma realidade cultural faz para aqueles que a vivem. De fato entender isso é uma importante conquista contemporânea. (p.08).
As preocupações em se estudar cultura humana começaram a partir do momento do contato entre povos, contato nem sempre pacifico, que determinou as transformações de cultura. Contudo não se chegava a uma definição de cultura. Diante das várias vantagens de se estudar cultura, Santos conclui:
[...] o estudo da cultura contribui no combate a preconceitos, oferecendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade nas relações humanas. (p. 08), [...] a compreensão da cultura exige que se pense nos diversos povos, nações, sociedades e grupos humanos, é porque eles estão em interação. Se não estivessem não haveria necessidade, nem motivo nem ocasião para que se considerasse variedade nenhuma. (p. 09).
A foto de se estudar sobre cultura pode nos auxiliar na compreensão de nossa própria realidade social, não deixa de ser uma maneira estratégica de pensar sobre nossa sociedade e isso pode acontecer de diversas formas.
É importante ressaltar que cada cultura é o resultado de uma história particular e isso se comprova se observarmos suas relações com outras culturas, as quais podem ter características bem diferentes.
Para José Luiz dos Santos há duas concepções básicas pra entender o que é cultura: a primeira preocupa-se com a realidade social "tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade". (SANTOS, 1983, p. 24) A segunda diz respeito a uma vida social "Neste