Questões de Teoria e Metodologia da História
Com base no texto de José Carlos Reis; “Da ‘História Global’ a ‘ História em migalhas’, o que se ganha, o que se perde?”, responda as seguintes questões:
A) Qual a concepção dada pelo autor de História Iluminista? Discuta:
Para Reis a História Iluminista era positivista e otimista. Os iluministas viam a história sendo a realização da subjetividade universal e como um processo racional, produzindo assim, igualdade, moralidade, justiça e liberdade. Acreditavam em uma história total e globalizante, ou seja, que desse conta de tudo, como por exemplo, da economia e sociedade que eles vivenciavam e, que pudesse explicar o todo, pois a História Iluminista era a busca de sentido.
B) O que o autor entende por pós-modernidade estruturalista e pós-estruturalista?
Segundo o autor o pós-modernismo divide-se em duas fases. Sendo a primeira delas a estruturalista, onde era criticada a visão iluminista de História, propondo-se uma história local e cotidiana, na qual se permitia o uso da subjetividade. Há um esforço em buscar-se a verdade, pois o mundo é visto como uma ilusão. O estruturalismo opõe-se ao conhecimento especulativo e desconfia da razão, mas ao mesmo tempo ainda produz um discurso da mesma, ou seja, parece pertencer, em partes, ainda ao projeto iluminista moderno.
A segunda fase do pós-modernismo, segundo Reis, é a fase pós-estruturalista que critica o estruturalismo por acreditar que este é apenas um discurso da razão. Os pós-estruturalista deixam de lado a visão dos iluministas sobre a história para propor uma história mais fragmentada, desconstruindo assim a visão construída na modernidade, ou seja, propõem uma história em migalhas, radicalizando o uso da subjetividade.
C) Segundo Reis, qual é a tese de Dosse sobre a “História Global” e a “História em Migalhas”? Qual o ponto de vista do autor sobre esse tema?
De acordo com Reis, Dosse fala sobre a transição da História Global para a